AGENDE SUA CONSULTA 

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com

  • cirurgia plastica medibel
  • 1

Cicatrizes em cirurgias plásticas

  • Categoria pai: A Medibel
  • Publicado em Segunda, 28 Julho 2014 14:35
  • Escrito por Libero Mais
  • Acessos: 2541
  • 28 Jul

Muitos pacientes têm dúvidas a respeito de cicatrizes em cirurgias plásticas. As perguntas mais comuns são se existem cirurgias que não deixam cicatrizes, como elas são e se é possível tratar cicatrizes inestéticas.

Infelizmente, até mesmo as cirurgias plásticas, como qualquer tipo de cirurgia, deixam marcas. Porém, como tais procedimentos visam melhorar a estética, as cicatrizes tendem a ser as menores possíveis, sempre em locais estratégicos, de pouco evidência. Logo, aceitando o fato de que toda cirurgia plástica deixa cicatrizes, é preciso ter em mente que algumas variáveis podem influenciar na aparência das marcas.

Alguns fatores que resultam em cicatrizes inestéticas são inerentes ao paciente, ou seja, não dependem dele. Esses fatores podem ser genéticos, como em pessoas negras e asiáticas, que têm uma tendência maior a desenvolverem queloides, ou nutricionais, pois a alimentação influencia diretamente na cicatrização. Além disso, algumas patologias como diabetes, obesidade, falta de colágeno, distúrbios de coagulação, entre outras, interferem no desenvolvimento da cicatriz.

Outros fatores que podem ocasionar em más cicatrizes são de responsabilidade do cirurgião plástico. O médico, que deve sempre ser um profissional especializado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, deve tomar uma série de cuidados para evitar o problema. São eles: técnica cirúrgica aguçada, limpeza da área operada, qualidade dos instrumentos utilizados, etc.

Há ainda os fatores pós-operatórios, que são de responsabilidade do paciente. Mesmo que possua uma boa genética e o cirurgião plástico tenha feito tudo segundo as recomendações médicas, o paciente precisa tomar alguns cuidados para evitar que a cicatriz fique ruim. Para garantir uma boa cicatrização é preciso obedecer as recomendações do médico sobre o uso de medicamentos prejudiciais, esforços físicos, limpeza do local, etc.

News Medibel