AGENDE SUA CONSULTA

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com

  • cirurgia plastica medibel
  • 1

Cirurgia de Otoplastia

  • Categoria pai: A Medibel
  • Publicado em Sexta, 16 Janeiro 2015 10:03
  • Escrito por Libero Mais
  • Acessos: 2082
  • 16 Jan

A otoplastia, também conhecida como cirurgia da orelha de abano, visa a correção do afastamento das orelhas que dá um aspecto pouco estético, causando incômodo às crianças, adolescentes e adultos.

A orelha de abano se desenvolve devido a herança genética. A otoplastia corrige não apenas a orelha-de-abano, mas também deformidades adquiridas por trauma ou doença.

A idade ideal para a otoplastia, é entre 5 e 7 anos de idade, quando a orelha já está totalmente formada. Uma vez que as orelhas de abano são motivo de chacotas, a operação de correção melhora a auto-estima da criança. A otoplastia também pode ser feita em idade mais avançada em adultos.

Em termos funcionais a orelha de abano não costuma causar danos, mas o psicológico afeta muito crianças e adolescentes. Em casos extremos, há até casos de pessoas que desenvolveram distúrbios sociais devido a deformidade, afetando intensamente o psicológico.

Em geral a cirurgia é realizada com anestesia local mais sedação, sem nenhuma dor ou incômodo. A cirurgia é simples e a cicatriz fica escondida atrás da orelha, sendo quase invisível, devido a pele da região que é muito fina.

A otoplastia apresenta um risco pequeno porém, como qualquer cirurgia, existe a possibilidade de ocorrer complicação ou reação à anestesia. Há o risco de infecção na cartilagem, geralmente tratada com antibiótico, que poderia ocasionar cicatrização alterada e de pior aspecto. Os riscos podem ser reduzidos seguindo à risca as recomendações médicas, de pré e pós-operatório.

News Medibel