AGENDE SUA CONSULTA 

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com

  • cirurgia plastica medibel
  • 1

Como obter uma boa cicatrização

  • Categoria pai: A Medibel
  • Publicado em Sexta, 20 Março 2015 17:06
  • Escrito por Libero Mais
  • Acessos: 1743
  • 20 Mar

Uma boa cicatrização é o efeito esperado por todas as pessoas que passam por cirurgias ou tenham sofrido uma lesão grave. Mesmo pequena, a cicatriz é inevitável.

No caso da cirurgia plástica planejada, o assunto é parte fundamental da conversa com o médico. Já nas consultas, o paciente fica ciente de que os cortes são preferencialmente programados para regiões do corpo pouco visíveis, que coincidam com marcas já existentes e ainda locais cobertos por roupas, pelos e cabelos. Mas nem sempre o organismo colabora com a estética.

Um dos principais inimigos da cicatrização é a queloide. Qualquer pessoa pode desenvolver uma queloide, mas quem é de origem negra ou oriental tem maior tendência.

A queloide é uma cicatriz grossa gerada pelo crescimento exagerado de fibras de colágeno. Incomoda não só pela aparência, mas por causar dor, coceira e ardor. Por isso, pessoas com histórico de má cicatrização ou queloides devem informar o médico sobre essas características.

Em geral, toda cicatriz inestética é chamada popularmente de queloide, mas nem sempre isso é verdade. O resultado indesejado pode decorrer da falta de conhecimento do profissional ou de processo infeccioso que tenha se instalado na ferida cirúrgica.

Um corte sem os cuidados de um profissional especializado pode virar uma cicatriz muito marcante, gerando mais problemas que soluções estéticas.

O pós-cirúrgico também influencia na boa cicatrização. As recomendações devem ser seguidas pelos pacientes, como evitar tomar sol, evitar esforços físicos, fazer curativos, e uso de cintas, se for o caso.

Em média, após dois meses é possível ter mais certeza de como ficará a cicatriz.

News Medibel