AGENDE SUA CONSULTA 

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com

  • cirurgia plastica medibel
  • 1

Guia de cuidados no pré e pós operatório

  • Categoria pai: A Medibel
  • Publicado em Sexta, 27 Março 2015 14:50
  • Escrito por Libero Mais
  • Acessos: 1453
  • 27 Mar

A eficiência da cirurgia plástica não depende somente do seu planejamento cirúrgico, mas sim de diversos fatores responsáveis por bons resultados e uma recuperação rápida.

A preocupação com os cuidados no pré e pós-operatório evitam possíveis complicações garantindo um resultado estético satisfatório após o procedimento cirúrgico.

Após qualquer intervenção cirúrgica, o corpo precisa de um tempo para se regenerar. O sistema imunológico fica abalado e a circulação sanguínea precisa trabalhar o dobro. Além desse fatos, a cicatrização e a eliminação de líquidos consomem uma energia muito grande do paciente.

Por esse motivo é importante seguir as orientações do médico. Todas as dúvidas devem ser esclarecidas com o profissional antes da cirurgia, para que o resultado final do processo seja o melhor possível.

Pré-operatório

Qualquer cirurgia requer um jejum de, pelo menos, oito horas. É aconselhável fazer refeições leves no dia anterior. Não fume durante 30 dias antes da cirurgia, a nicotina irrita o pulmão e prejudica a oxigenação do sangue, além de causar uma dificuldade na cicatrização da cirurgia.

Suspenda o uso de medicamentos que contenham AAS (Ácido acetilsalicílico), como aspirina e todos os contraindicados em casos de suspeita de dengue. Eles dificultam o processo de coagulação e aumentam o sangramento durante o procedimento.

No dia da cirurgia, leve para o hospital produtos de higiene básica, roupas largas e de fácil colocação, blusas de abotoar e óculos de sol, no caso de cirurgia de pálpebras.

Faça uma pausa em medicamentos como anticoncepcional ou hormônios antes da cirurgia com anestesia peridural ou geral. Eles aumentam o risco da coagulação do sangue dentro das veias e embolia pulmonar, ocasionando a trombose.

Pós-operatório

É ainda mais importante seguir as recomendações de pós-operatório para evitar abertura ou alargamento das cicatrizes, inflamações, inchaços e outras complicações.

Nos primeiros dias é comum ter tonturas, náuseas, e queda da pressão. Por isso é necessário o repouso inicial. Os curativos devem ser realizados conforme as instruções do seu médico e as cicatrizes devem ser lavadas com água e espuma do sabonete.

A cicatriz leva cerca de quarenta dias para ter uma força razoável, por isso é importante evitar movimentos que forcem a região da cicatriz.

Após cirurgias como abdominoplastia e lipoaspiração, é recomendado sessões de drenagem linfática. A drenagem é uma massagem que auxilia o organismo na eliminação de líquidos e evita o aparecimento de fibroses.

Alimente-se bem, hidratação é importante. No caso das atividades e exercícios físicos, as liberações são feitas de acordo com a recuperação de cada paciente, que é avaliada nas consultas de pós-operatório.

É muito importante seguir todas as instruções de seu cirurgião sobre o pós-operatório, assim você poderá evitar uma série de riscos a sua própria saúde e se beneficiará com resultados muito mais satisfatórios.

News Medibel