AGENDE SUA CONSULTA 

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com

  • cirurgia plastica medibel
  • 1

Qual a diferença entre cicatriz hipertrófica e queloidiana?

  • Categoria pai: A Medibel
  • Publicado em Segunda, 28 Setembro 2015 14:22
  • Escrito por Libero Mais
  • Acessos: 2984
  • 28 Set

Para que a cirurgia plástica e sua cicatrização tenham o resultado esperado, diversos fatores devem ser levados em conta, como seguir todas as recomendações do período pós-operatório e manter uma alimentação saudável, assim o organismo irá se recuperar da melhor forma.

A cicatriz é a formação de um tecido fibroso que aparece após lesão no corpo, e para que o organismo se mantenha intacto esse tecido fibroso passa a gerar colágeno. Após a cicatriz ter restaurado o tecido lesado, o organismo para de produzir os fibroplastos necessários para a recuperação. No entanto, nem sempre isso ocorre, pois se o paciente tiver algum distúrbio genético ou hereditário, o organismo pode não receber essa informação de que não precisa mais produzir colágeno, então o colágeno começa a aparecer nas bordas da cicatriz gerando um resultado indesejável.

As cicatrizes responsáveis por invadir o tecido ao redor da cicatriz chama-se quelóide. Possui aparência grossa e avermelhada, além de provocar dor e coceira. Pessoas com a pele negra ou asiáticos possuem maior tendência de adquirir essa cicatriz.

A cicatriz hipertrófica também possui alto relevo, além de coçar e ser avermelhada, mas a grande diferença entre a cicatriz hipertrófica e a cicatriz queloidiana, é que a hipertrófica não chega a invadir a cicatriz, e possui a capacidade de melhorar a aparência com o passar do tempo, tornando-se mais clara. Para que esse transtorno seja evitado, o ideal é que antes de fazer uma cirurgia plástica o cirurgião seja avisado do seu processo de cicatrização, para isso observe a aparência de suas cicatrizes anteriores.

Felizmente existem alguns tratamentos como laserterapia, crioterapia e irradiação que visam melhorar esse problema.

News Medibel