Menu

A Onda do Skincare

A Onda do Skincare

Se te contassem que é possível ter uma pele mais saudável e bonita com apenas alguns passos, você acreditaria?

É verdade! Um dos tópicos mais comentados atualmente em todas as redes sociais é, com certeza, o Skincare. O termo se refere aos “Cuidados da Pele” (na tradução livre), que podem tratar preocupações específicas como acne, envelhecimento e hiperpigmentação, assim como manter a saúde da pele sempre em dia.

Reservar alguns minutinhos diariamente para uma rotina de cuidados faz toda a diferença!

Cuidados Essenciais

Há quatro cuidados essenciais que devem fazer parte da rotina Skincare. Seguindo-os com frequência, sua pele ganhará um aspecto saudável, macio e viçoso. Confira:

  1. Limpeza da pele

Todos os dias, de manhã e à noite, é preciso realizar uma limpeza na pele para remover todas as impurezas que acumulamos ao longo do dia, como dos agentes oxidativos. É indicado usar água morna para a lavagem. Contudo, lavar o rosto mais de duas vezes por dia não é indicado, pois estimula a produção de oleosidade.

Quando estamos com a pele limpa, os demais produtos que passamos tornam-se mais eficazes.

Lembre-se, limpeza de pele é bom fazer uma vez por mês com o profissional de sua confiança.

  1. Tonificação

Depois da limpeza, é recomendado usar um tonificante. O tônico equilibra o ph natural da pele e fortalece o tônus, proporcionando maior firmeza. Podem ser usados adstringentes também, pois contraem os poros, ajudando a controlar a oleosidade em excesso e evitando a flacidez.

  1. Hidratação

Engana-se quem pensa que pele oleosa não deve ser hidratada! A hidratação é uma etapa essencial para a saúde da pele. Quando hidratamos, permitimos que as células se renovem, contralamos o ressecamento e a oleosidade, prevenimos o envelhecimento precoce entre outras necessidades.

  1. Proteção

Protetor solar não é para ser usado somente em dias de sol! Mesmo em dias chovosos ou nublados, contianuamos expostos à radiação ultravioleta (UV), que traz consequências muito comuns e prejudiciais como: manchas, envelhecimento devido à degradação do colágeno e até mesmo nos deixa mais vulneráveis ao câncer de pele.

O protetor solar previne tudo isso!

Tipos de Pele

Existem quatro tipos diferentes de pele e cada um exige um cuidado específico. É essencial que cada produto utilizado seja adequado para seu tipo de pele, para que alcance o objetivo desejado. Para ajudar você a identificar qual é o seu de pele, daremos uma breve definição de cada um. Confira:

Pele Normal

A pele normal é considerada uma pele balanceada, que produz a quantidade adequada de gordura, sem excesso de brilho ou ressecamento. Pessoas com esse tipo de pele podem apresentar problemas como o melasma, por isso é importante manter os cuidados.

Pele Seca

Neste caso, a pele perde água em excesso, ficando mais propensa a se tornar mais áspera, avermelhada e descamar. Banhos quentes longos, assim como a menopausa, por exemplo, podem contribuir para a secura da pele.

Pele Oleosa

A pele olesa produz sebo mais do que o considerado normal, por isso possui um aspecto mais espesso e brilhante. Há uma tendência maior de formação de acnes, cravos e espinhas neste tipo de pele. Fatores como o excesso de sol, comer alimentos com alto índice de gordura e estresse contribuem para a oleosidade da pele.

Lavar o rosto ou tomar banho com água morna ou em temperatura ambiente é preferível, uma vez que banhos quentes podem deixar a pele mais oleosa.

Pele Mista

Como o próprio nome indica, é uma pele que apresenta dois aspectos diferentes. Este é o tipo de pele mais comum, apresentando um aspecto oleoso na chamada “zona T”, que inclui testa, nariz e queixo. As bochechas e demais extremidades costumam ser mais secas.

Não se esqueça de procurar um dermatologista para saber mais sobre seu tipo de pele e receber indicações dos produtos mais adequados para começar o seu Skincare.

Referências

Tipos de pele

https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/tipos-de-pele/