Cuidados que devem ser adotados antes da Cirurgia Plástica

Cuidados que devem ser adotados antes da Cirurgia Plástica

Você sabia que o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking mundial de Cirurgias Plásticas? O País fica atrás somente dos Estados Unidos, é o que revela o levantamento realizado pela ISAPS (Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica e Estética).

Os procedimentos mais procurados são: aumento das mamas, lipoaspiração, blefaroplastia (cirurgia das pálpebras), rinoplastia e abdominoplastia.

Embora os homens estejam buscando cada vez mais as cirurgias plásticas, o público feminino, majoritariamente, é o que mais impulsiona a demanda por tais procedimentos.

Entretanto, apesar da popularidade, a cirurgia plástica é um procedimento médico que, muitas vezes, costuma ser invasivo e, por isso, precisa de cuidados e muita atenção, tanto no pré quanto no pós-operatório.

Mas, por que devo me preocupar com a pré-cirurgia?

Seguir à risca os cuidados pré-operatórios estabelecidos pelo cirurgião plástico é fundamental para o preparo físico e também psicológico, afinal, o corpo passará por notáveis mudanças. 

Lembrando que, cada pessoa é única, desta forma existem cuidados que são recomendados de forma individualizada, pois são avaliados fatores como: a saúde do paciente e o tipo de cirurgia plástica que será realizada. Porém, há também os cuidados gerais, que ajudam a evitar imprevistos e beneficia a todos.

Portanto, se você deseja ou até mesmo já está planejando sua sonhada cirurgia plástica, este ARTIGO é para você! Abaixo listamos os principais cuidados que o paciente deve ter antes de realizar quaisquer procedimentos estéticos ou corretivos. Confira:

Escolha do procedimento

Colocamos este item primeiro, porque antes de tudo é necessário saber qual tipo de cirurgia plástica você realmente deseja realizar, afinal, a lista é longa e, geralmente, diferenciar e escolher um procedimento pode se tornar um processo confuso. A dica é pesquisar com calma, anotar todas as dúvidas para esclarecer posteriormente com o cirurgião plástico e só então escolher seguramente a cirurgia plástica mais adequada para você!

Opte por um cirurgião de confiança!

Este item provavelmente é o mais importante desta lista, mas sabemos que nem sempre é fácil escolher um médico especializado e apto a realizar procedimentos cirúrgicos com segurança e profissionalismo. Então, nossa dica é: considere escolher um cirurgião plástico habilitado por órgãos oficiais do segmento, como a SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica).

No momento da consulta, também avalie o perfil do profissional, repare se ele questiona sobre suas expectativas em relação à cirurgia plástica; recomenda a cirurgia mais adequada para suas expectativas e necessidades; explica todos os detalhes do procedimento; pontua os riscos envolvidos; solicita todos os exames pré-operatórios e, um ponto muito importante: te passa segurança e conforto.

Local seguro

Parece um detalhe mínimo, mas é fundamental destacar que qualquer tipo de cirurgia plástica deve ser realizado em um ambiente seguro, não é à toa que existe legislação que determina os limites para a execução segura de procedimentos em diferentes ambientes, como clínicas, hospitais-dia e hospitais gerais.

Não se engane! Apartamentos, residências ou clínicas estéticas NÃO POSSUEM a estrutura necessária e segura para comportar um paciente que realizará um procedimento médico como a cirurgia plástica. O ambiente hospitalar, de preferência com UTI, ainda é considerado o mais seguro para a execução desses procedimentos.  

Avaliação dos fatores de risco

Como citado, antes da realização da cirurgia plástica o médico deve fazer uma avaliação completa da saúde do paciente, certificando se há riscos iminentes devido ao histórico de doenças, cirurgias anteriores e existência de complicações; alergias ou reações à anestesia; uso de anticoncepcionais orais ou outro medicamento de uso regular; consumo de drogas, tabaco ou grande quantidade de álcool.

Mudanças de hábitos

Mudar determinados hábitos antes de realizar a cirurgia plástica exerce um papel fundamental na saúde, cicatrização e boa recuperação do paciente. Essas mudanças incluem uma alimentação mais saudável e nutritiva (rica em legumes, verduras, grãos integrais e frutas), pois a carência de alguns nutrientes e a anemia, por exemplo, são fatores que dificultam a cicatrização, retardando a recuperação.

A hidratação, principalmente com a ingestão de água e aplicação de cremes tópicos na região da cirurgia plástica, também é essencial, pois deixa a pele mais elástica, reduzindo as chances de surgirem estrias no pós-operatório. Lembrando que fumantes devem interromper o hábito pelo menos quatro semanas antes da cirurgia, pois o tabagismo interfere na circulação sanguínea e dificulta a cicatrização.

E aí, está preparado?

Todas estas dicas não substituem as recomendações do cirurgião plástico, apenas agregam mais informações que auxiliam no processo pré-operatório. Então, siga as orientações médicas corretamente, assegurando a sua saúde e os resultados positivos da sua cirurgia plástica!

Não sabe por onde começar? A Medibel ajuda você!

 

Referências

Check-list de cuidados pré-operatórios da cirurgia plástica

https://sbcp-sc.org.br/artigos/nao-e-somente-a-operacao-em-si-que-garante-bons-resultados-em-uma-cirurgia-plastica-os-cuidados-pre-operatorios-tambem-sao-essenciais-pois-permitem-que-o-paciente-esteja-realmente-preparado-fisica/

Cirurgia plástica: o que saber antes de fazer

https://www.einstein.br/noticias/noticia/cirurgia-plastica-o-que-saber-antes-de-fazer

Brasil ocupa segundo lugar no ranking mundial de Cirurgias Plásticas

 

https://www.diariodigital.com.br/colunistas/post/brasil-ocupa-segundo-lugar-no-ranking-mundial-de-cirurgias-plasticas/1272/

AGENDE SUA CONSULTA

Preencha o formulário abaixo:

Open chat
Powered by