Menu

Diferenças entre Abdominoplastia e Miniabdominoplastia

Diferenças entre Abdominoplastia e Miniabdominoplastia

A região do corpo que mais sofre deformidades com as oscilações de peso é o abdômen. Perder percentuais significativos de peso pode causar flacidez na pele e deformidades no contorno corporal.

O melhor tipo de cirurgia para reverter esses efeitos varia de paciente para paciente. Portanto, somente um cirurgião plástico está apto a indicar qual é o melhor procedimento para o caso em específico, pensando sempre na segurança e expectativas do paciente.

Neste artigo separamos os dois procedimentos cirúrgicos mais populares para tratar a flacidez e o excesso de pele na região do abdômen: a Abdominoplastia e Miniabdominoplastia. Confira a diferença entre cada uma delas!

Abdominoplastia

Nem sempre as deformidades podem ser corrigidas naturalmente, por meio de exercícios físicos e uma dieta regrada, principalmente em casos de pós-parto, envelhecimento, cirurgias realizadas anteriormente, hereditariedade e oscilações significativas de peso. Pacientes com um peso corporal e proporções normais também podem ter um abdômen frouxo, com aquele aspecto conhecido como “avental”.

É aí que entra a Abdominoplastia!

Trata-se de um procedimento que remove o excesso de pele, marcas de distensão abdominais e os depósitos de gordura, restaurando os músculos enfraquecidos ou distendidos, dando a aparência de um abdômen mais firme e tonificado. O procedimento pode ser realizado isoladamente, porém o mais comum é que seja associado a uma lipoaspiração.

É importante entender que a Abdominoplastia não é um tratamento para a obesidade ou capaz de substituir uma vida saudável, com dieta controlada e exercícios físicos. Para realizar a Abdominoplastia, o paciente deve estar saudável e ser honesto com o cirurgião para que seja realizado o melhor procedimento possível.

Como é realizada a Abdominoplastia?

O cirurgião aplica a anestesia, que pode ser por meio de sedação intravenosa ou anestesia geral. É feita uma incisão horizontal entre a linha do púbis e o umbigo, sendo o comprimento e a forma da incisão determinados de acordo com o grau de correção necessário.

Por meio dessa incisão que os músculos enfraquecidos do abdômen são reparados e suturados e a gordura, pele e tecidos em excesso são removidos. Em determinados casos, pode ser necessário fazer uma segunda incisão na parte superior do abdômen para remover o excesso de pele.

Depois que a cirurgia é concluída são utilizadas suturas, fitas ou clipes para fechar as incisões na pele.

Os resultados finais podem não ser notados inicialmente devido ao inchaço e complicações para manter a postura totalmente ereta até que a cicatrização interna tenha sido finalizada.

Miniabdominoplastia

Bom, agora você já sabe  o que é a Abdominoplastia, está na hora de conhecer melhor a Miniabdominoplastia!

Trata-se de um procedimento que consiste na retirada de uma pequena quantidade de gordura localizada na parte inferior do abdômen. É considerado menos complexo que a Abdominoplastia, com uma recuperação mais rápida e que deixa poucas cicatrizes, sem a necessidade de refazer o umbigo. É indicado para pacientes que tenham uma flacidez menos acentuada, como por exemplo, alguém que é magro e possui gordura acumulada somente na região abdominal.

Como é realizada a Miniabdominoplastia?

Tanto a cirurgia como o procedimento em si é muito semelhante à Abdominoplastia. É aplicada uma anestesia geral ou peridural no paciente, para então dar início a uma incisão, que costuma ser pequena, na região inferior do abdômen. A partir desse corte, o cirurgião consegue remover o excesso de gordura para, em seguida, retirar a pele excessiva.

Após a cirurgia, são realizadas as suturas para fechar a incisão.

Recuperação e Pós-Operatório das cirurgias

Depois que o procedimento é realizado, o cirurgião deve instruir o paciente sobre como cuidar do local da cirurgia e dos drenos, assim como usar os medicamentos necessários, a cinta pós-cirúrgica e realizar as drenagens linfáticas, que ajudam na melhora do edema.

O tempo de recuperação varia de acordo com o paciente e, caso ele tenha realizado outros procedimentos simultaneamente, como a lipoaspiração, outros cuidados serão prescritos pelo cirurgião.

Tem alguma dúvida sobre qual dessas cirurgias é a mais indicada para você? Agende sua consulta na Medibel!

 

Referências

Abdômen

http://www2.cirurgiaplastica.org.br/cirurgias-e-procedimentos/contorno-corporal/abdomen/

Abdominoplastia (cirurgia): mini, em âncora, cicatriz, preço, pelo SUS

https://minutosaudavel.com.br/abdominoplastia/

Miniabdominoplastia: cirurgia é indicada para casos de menor flacidez do abdômen

https://www.minhavida.com.br/beleza/tudo-sobre/17980-miniabdominoplastia

Abdominoplastia convencional em paciente pós-bariátrico

http://www.rbcp.org.br/details/1975/abdominoplastia-convencional-em-paciente-pos-bariatrico

Abdominoplastia: conheça as indicações

https://www.regisguiraldo.com.br/single-post/2017/04/25/Abdominoplastia-conhe%C3%A7a-as-indica%C3%A7%C3%B5es

Aperfeiçoe seu abdômen com a abdominoplastia

https://d335luupugsy2.cloudfront.net/cms/files/17421/1500587162autoestima.pdf