Orientação pós-operatória de Mamoplastia Redutora

Orientação pós-operatória de mamoplastia REDUTORA

Antes de falar do pós-operatório de silicone, você precisa saber…

Na hora de colocar silicone, a gente se entusiasma tanto que pode esquecer de alguns contratempos depois da operação. Para garantir o resultado, você vai precisar de calma para retornar à rotina. Mas o tempo de recuperação depende tanto da técnica do médico como do seu organismo. Veja como é a evolução, em média.

As 10 dúvidas sobre silicone e pós-operatório que toda mulher tem:

O pós-operatório de silicone é uma das etapas mais importantes da cirurgia plástica. É quando a paciente, finalmente, assume o controle mais ativo do processo e se torna responsável por boa parte do resultado final.
Para tornar esse processo de recuperação ainda mais fácil, nós separamos as dúvidas que toda mulher tem após a 
cirurgia de prótese de mama. Você tem que conferir, olha só!

Qual o tempo de recuperação?

O tempo de recuperação após a cirurgia de silicone pode variar de acordo com o lugar que o implante foi alojado (por baixo ou por cima do músculo).
As pacientes que tiveram o implante colocado na posição submamária tendem a ter uma recuperação menos dolorosa e com retorno mais rápido a rotina. Ao contrário do pós-operatório silicone submuscular.
Esta diferença acontece, pois na submamária o médico não tem a necessidade de descolar o músculo para colocar o implante.
Entretanto, para ambos os casos, os cirurgiões plásticos  orientam que as pacientes tenham atenção redobrada durante os 20 primeiros dias.
Para ajudá-la a obter um melhor resultado após a cirurgia, separamos os principais cuidados no pós-operatório de silicone que você deve seguir. Veja:

  • 2 semanas sem mexer ou levantar o braços
  • 2 semanas sem carregar peso
  • 2 semanas sem dirigir
  • 1 mês sem dormir de lado ou de barriga para baixo
  • 1 mês sem fazer exercícios físicos (depois está liberado apenas da cintura para baixo)
  • 2 meses sem fazer exercícios da cintura para cima

Afinal, quantos dias de repouso após cirurgia de prótese de silicone?
A questão sobre quanto tempo de repouso após cirurgia de silicone deve ser explicada pelo médico. Já que a paciente não deve fazer repouso absoluto.
Esta é uma questão importante, pois algumas pessoas acreditam que durante o pós-operatório mamoplastia de aumento será necessário passar grande parte do tempo deitada ou sentada. Mas esse pensamento está equivocado.
O repouso absoluto não deve acontecer, pois pode causar 
complicações como a trombose e a embolia pulmonar. Por isso o recomendável é que a paciente faça pequenas caminhadas durante o dia.
O mais importante é lembrar de não levantar os braços ou fazer qualquer esforço na região operada.

Por que é preciso ter cuidado ao movimentar os braços durante a recuperação de prótese de mama?

As mamas estão apoiadas em cima do músculo do peito e por isso há uma relação direta com o movimento dos braços.
Sendo assim, qualquer movimento dos braços também movimenta a área operada. Isso atrapalha na recuperação e na cicatrização.
A qualidade da cicatriz de prótese de silicone é uma preocupação tanto dos cirurgiões quanto das pacientes. Então para evitar uma cicatriz de prótese de silicone larga, mantenha os braços quietos.
Mas o que você pode ou não fazer com os braços no pós-operatório de silicone?

  • Deixe o cotovelo grudado no tórax, sem abrir os braços.
  • Faça movimentos lentos, dentro dos limites recomendados pelo médico.
  • Dobre o cotovelo, sem problemas, para escovar os dentes.

Sutiã pós-cirúrgico silicone

Ainda no hospital, minutos após o término da cirurgia, o médico pede que seja colocado o sutiã especial, que deve ser usado por, no mínimo, 60 dias.
O sutiã pós-cirúrgico silicone funciona como um curativo compressivo, ou seja, tem o objetivo de comprimir a ferida para que ela não venha a sangrar.
Após colocar a prótese, a paciente estará com uma espécie de ferida por dentro da sua mama. Já que algo foi implantado ali. Por isso é necessário que haja uma compressão para que essa ferida possa ser cicatrizada e diminuir a chance de sangramento.
Também serve para diminuir a dor pós-operatória.
Após a cirurgia você vai perceber que o primeiro banho é sempre mais difícil. Isto porque ficar sem o sutiã cirúrgico gera um desconforto grande. Já que o peito não terá mais aquele apoio, a prótese vai pesar na pele e causar dor.
Por isso, os médicos recomendam o uso de um sutiã de alta compressão que evita esse desconforto no pós-operatório de silicone.
NÃO usar o sutiã após a cirurgia de silicone pode causar:

  • Deslocamento da prótese
  • Seroma e sangramento
  • Dores intensas
  • Flacidez na região

Sendo assim, quanto mais tempo você usar o sutiã após a cirurgia de silicone melhor será o seu resultado. Você deve usar o tempo todo (24 horas) durante os primeiros dois meses. E ao longo da vida, o máximo possível, inclusive na hora de dormir.
Você deve estar se perguntando: qual o melhor sutiã pós cirúrgico?
O sutiã após implante de silicone NÃO deve ser aqueles tradicionais. Os modelos de pós-operatórios são feitos em materiais antialérgicos e sem armação de metal para não machucar a região.
De qualquer forma, o médico que indicará o melhor modelo e tamanho.

 

Como dormir no pós-operatório?

Pode até ser desconfortável nos primeiros dias, mas é obrigatório dormir de barriga pra cima. Evite dormir de lado ou de bruços, por mais ou menos 45 dias.
Este é um cuidado importante pelo simples motivo: se dormir de barriga pra baixo a prótese será amassada. A pressão do corpo fará os implantes de silicone se deslocarem e pode até haver sangramento na região da cicatriz.
Como saber se a prótese de silicone deslocou? Veja aqui.

O inchaço dura quanto tempo?

Inchaço no pós-operatório de silicone é normal, ele aparece dias após o procedimento. Em alguns casos, o inchaço está relacionado com a grande retenção de líquido e por isso a paciente deve passar pela drenagem linfática pós-operatório mama.
A drenagem pós-operatório de silicone ajuda a eliminar o excesso de líquidos e toxinas do organismo por meio da urina. A massagem também serve para remover os hematomas, proporcionar mais conforto para a paciente e prevenir a formação de fibroses.
Apesar de oferecer muitos benefícios, a drenagem pós-operatório silicone não é indicada em todos os casos. Por isso pergunte ao seu médico e, caso seja necessário, realize o procedimento somente com profissionais especializados em pós-operatório de silicone.

Quanto tempo demora para a prótese de silicone descer?

Logo após a cirurgia é comum que a prótese de silicone esteja mais alta, principalmente, nos casos de submuscular.
Essa sensação de a prótese estar mais alta pode acontecer em ambos os seios ou em apenas um. Isso é normal! Por isso que os cirurgiões plásticos recomendam o uso de uma faixa pós-cirúrgica para implante mamário.
Essa faixa vai forçar os seios a descerem e ficarem na posição correta. Proporcionando um colo bonito, estabilidade da prótese de silicone e uma aparência esteticamente agradável.
Os médicos podem recomendar o uso da faixa por um período médio de 30 dias.

Quando posso voltar a pegar sol?

A paciente deve ser orientada logo no início da sua recuperação de silicone que o sol deve ser evitado por algum tempo. Não é permitido se expor ao sol durante os 30 dias após a cirurgia de prótese de mama.
Esse tempo pode prolongar por até 60 dias, dependendo da orientação do médico responsável pela cirurgia plástica.
O sol é capaz de escurecer a cicatriz de prótese de silicone e as equimoses – aquelas manchas roxas – que podem ficar permanentemente na pele. Por isso é importante esperar até que os hematomas desaparecem.
Uma vez passadas todas as manchas roxas (em torno de três semanas) a paciente pode pegar sol com protetor solar e protegendo a área da cicatriz.
IMPORTANTE: a cicatriz de prótese de silicone deve ser exposta ao sol (sem biquíni) somente após 1 ano.

Na recuperação é permitido voltar a malhar?

A recuperação após prótese de silicone exige principalmente que a paciente fique 2 semanas sem fazer movimentos bruscos com o braço. Sendo assim, voltar a malhar terá que esperar um pouco.
Basicamente, durante 30 dias a paciente deve evitar levantar o braço acima de 90°C, pois a região ainda está sensível.
As atividades leves, como esteira, caminhadas e bicicleta ergométrica, podem começar após 40 dias. Mas nada de abusar!
A musculação para trabalhar ombros, peitoral e costas só é liberada após 3 meses de cirurgia. Entretanto, não deve começar com uma carga alta de peso. O ideal é ir aumentando aos poucos até alcançar os volumes mais altos.
Outra dúvida é se quem tem silicone pode praticar atividades de alto impacto, como a corrida. A recomendação é que a paciente faça esse tipo de exercício somente após 45 dias. Além de praticá-los com um sutiã justo que garanta a sustentação das mamas, para evitar o sobrepeso da pele e o desenvolvimento de estrias.

Como evitar o surgimento de estrias no pós-cirúrgico?

A probabilidade de a prótese de mama dar estrias é maior em mulheres que colocaram um tamanho de silicone maior do que a pele pode aguentar.
Por isso é importante seguir as orientações do médico em relação à escolha do tamanho da prótese. Pois, ele avalia o volume a ser implantado, a idade da paciente e se ela já tem estrias.
Durante o pós-operatório de silicone a principal recomendação para evitar as estrias é hidratar sempre a pele. Mas o médico vai orientá-la e indicar o melhor creme ou óleo corporal para reforçar a hidratação da região.

Quando retornar a vida sexual após cirurgia de silicone?

Sexo depois da cirurgia plástica não é uma prioridade. Afinal, a mulher está preocupada em ver o resultado logo e se ver livre das dores e dos pontos.
Mas uma hora surge a dúvida: Quanto tempo após a cirurgia pode voltar a ter relações sexuais? Será que é seguro?
Segundo os cirurgiões, a vida sexual deve retornar após três semanas.  Mas esse período pode aumentar caso surja alguma complicação, como abertura dos pontos ou infecção.
Entretanto, mesmo após esse período, a paciente deve ter cuidado e ficar de barriga para cima. Em todo caso, converse com seu cirurgião antes de tomar qualquer atitude, afinal de contas cada caso é um caso!

Respeite o tempo de recuperação

O pós-operatório mamoplastia de aumento muitas vezes é temido pelas mulheres, principalmente, quando não há uma supervisão médica adequada.
Porém, essa é uma preocupação desnecessária se os cuidados depois da cirurgia forem seguidos com rigor.
Para ter certeza de que vai ter um bom resultado, a dica é ouvir todas as recomendações do médico e enfermeiros. Assim como:

  • Fazer o uso correto dos medicamentos
  • Usar o sutiã pós-operatório de prótese
  • Seguir as orientações médicas
  • Comparecer as consultas de retorno

A Medibel preza pela excelência no atendimento do começo ao final do processo, até que você se recupere plenamente. Possuímos equipes multidisciplinares, rigorosamente selecionadas, que estarão à sua disposição.

Logo depois que você realiza a sua cirurgia, já podemos considerar que você iniciou o período de recuperação. A partir desse momento você se torna responsável pelos cuidados com o seu procedimento, mas poderá contar com nossa clínica a qualquer momento para tirar todas as suas dúvidas.

Inclusive, terá à sua disposição o Disk Enfermagem, serviço exclusivo da Medibel, com orientações de pós-operatório, que incluem informações do que deve ser feito e como deve ser feito, como por exemplo, banho, medicação, curativo, etc.

A principal função desse serviço é oferecer suporte imediato nas primeiras horas após a cirurgia. Entretanto, ele estará disponível sempre que você precisar, através do Whatsapp (11) 98304-0050, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h e aos sábados das 9h às 13h. No decorrer do seu pós-operatório, será a equipe de enfermagem que coordenará seus retornos e prestará assistência sempre que necessário.

 

Lembramos que todos os membros da equipe de enfermagem são especializados em enfermagem em Cirurgia Plástica e, portanto, estão aptos para esclarecer toda e qualquer dúvida da paciente, seja presencialmente ou por telefone.

AGENDE SUA CONSULTA

Preencha o formulário abaixo:

Open chat
Powered by