Menu

Otoplastia

Otoplastia

Otoplastia é a cirurgia plástica que corrige problemas relativo as orelhas.

Você sabia que a cirurgia de otoplastia pode fazer muito mais por você do que apenas corrigir as orelhas em abano?

Por que fazer a Otoplastia?

Se você nasceu com alguma malformação ou com o formato ou tamanho das orelhas que pode te causar algum constrangimento ou se teve algum tipo de acidente, é bem provável que você tenha que fazer a correção.

Fator Genético

Microtia

A microtia acontece quando o bebê nasce sem a orelha, com apenas algumas partes dela ou com uma estrutura muito pequena.

Macrotia

Algumas pessoas podem apresentar um quadro contrário ao da microtia. Nesses casos, apesar de raros, elas terão orelhas muito grandes..

Simetria

As orelhas podem ficar em níveis de altura diferentes, além de apresentar tamanhos desiguais.

Orelha Constricta

A orelha é cheia de dobras e voltas naturais. Mas em algumas pessoas, isso não acontece. Ela se torna mais enrolada que o normal.

Acidentes ou Traumas

Uso de brincos e de alargadores

Brincos pesados, vários piercings e alargadores  pesam  o lóbulo da orelha. Desta forma, podem causar “rasgos” nessa área.

Orelha de lutador

Praticantes de esportes como jiu-jitsu e algumas lutas podem sofrer golpes na região das orelhas que causam inflamações e hematomas, com isso podem ter as mesmas deformadas e a necessidade de uma reconstrução.

Orelhas de Abano

As orelhas proeminentes, também conhecidas como abano, têm as bordas laterais mais distantes da cabeça, se destacando do contorno do rosto. Esta cirurgia pode ser feita em crianças a partir dos sete anos de idade.

Como é realizada a Otoplastia?

Não existe uma única técnica ou meio de fazer essa cirurgia, o médico poderá retirar cartilagens e pele. Já em outros, ele fará exatamente o contrário: colocará cartilagem para aumentar as áreas pequenas ou malformadas.

A cirurgia é bem rápida, com duração entre 45 e 90 minutos.

As cicatrizes são quase imperceptíveis porque, na maioria das vezes, ficam escondidas atrás das orelhas.

Geralmente é utilizado apenas anestesia local.

Antes da cirurgia

Exames necessários

Hemograma completo, que verifica seu estado geral de saúde, e o coagulograma. Além disso, alguns médicos pedem também um teste de glicemia ou outros exames caso seja necessario.

Depois da Cirurgia

Na maioria das vezes, o paciente recebe alta no mesmo dia.

Cuidados

Evitar sol, calor forte, friagem e vento nos 10 dias seguintes à cirurgia. Também é melhor não abaixar a cabeça bruscamente.

Acessórios

 Ira usar uma faixa ao redor da cabeça e orelhas. Ela deve ser utilizada o tempo inteiro durante 10 dias e para dormir até completar 2 meses de cirurgia.

Curativos e higiene

A limpeza do local da cirurgia precisa ser muito cuidadosa, com sabonete antibactericida.

Recuperação

Um pouco de inchaço é normal. O resultado final, mesmo, é visto em 2 meses.

Repouso

Embora você possa voltar ao seu trabalho depois de 2 dias, é importante não carregar peso ou fazer um grande esforço nos 10 primeiros dias. A mesma regra vale para os exercícios físicos.

Cigarro

O cigarro sempre prejudica a circulação do sangue e a cicatrização. Por isso, os médicos recomendam não fumar durante pelo menos 1 mês após a cirurgia.

Posição para dormir

Durante 45 dias, o paciente não pode dormir de lado.

Qual medico é indicado para realizar esta cirurgia?

Para uma cirurgia plástica, você deve procurar sempre um cirurgião plástico especializado. Então,  entre no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e verifique se o médico está cadastrado ali.

Nesse portal, você encontra todos os cirurgiões plásticos especializados e certificados do Brasil. Portanto, se o médico não tiver seu nome neste site, não se arrisque.