Em primeiro lugar vale lembrar que nos primeiros meses, a raiz da coxa apresenta uma relativa insensibilidade, além de estar sujeita a períodos de edema, o qual regride de forma espontânea. Com o passar do tempo (alguns meses), tendo sido iniciado o processo de drenagem linfática, vai-se gradativamente atingindo o resultado definitivo. É importante ressaltar que não se deve considerar como definitivo qualquer resultado antes de 6 a 12 meses de pós-operatório. Também deve ser salientado que a correção do excesso de gordura localizada na região depende do tipo físico e volume de gordura localizada. Também é relevante a espessura do panículo adiposo (espessura da gordura) que reveste o corpo. Dependendo do caso, poderá ser associada uma lipoescultura no local junto com a dermolipectomia ou previamente. O resultado definitivo da dermolipectomia é atingido após 6 meses da cirurgia, período necessário para a acomodação dos tecidos e amadurecimento da cicatriz. No entanto, deve ser dito que ele não é definitivo. Dura em média cinco anos e como toda lipoaspiração é indicada a manutenção do peso para haver maior durabilidade. A cicatriz resultante de uma dermolipectomia de coxa localiza-se obliquamente na prega inguinocrural (virilha), estendendo-se posteriormente até o sulco subglúteo. Ela apresentará maior ou menor extensão dependendo do volume de pele excedente a ser corrigido. Esta cicatriz é planejada para ficar escondida sob as roupas de banho. O processo de cicatrização enfrentará diversas etapas descritas a seguir:
- 1- PERÍODO IMEDIATO: Vai até o 30º dia e apresenta-se com aspecto excelente e pouco visível.
- 2- PERÍODO MEDIATO: Vai do 30º dia até o 6º mês. Neste período haverá espessamento natural da cicatriz, bem como mudança na tonalidade de sua cor, passando de “vermelho” para o “marrom”, que vai, aos poucos, clareando. Este período é o menos favorável da evolução, por isso é recomendado aos pacientes que não se preocupem, pois no período tardio haverá diminuição dos vestígios cicatriciais. Nessa fase é importante não tomar sol na cicatriz para esta não ficar definitivamente escura.
- 3- PERÍODO TARDIO: Vai do 6º ao 24º mês. Neste período, a cicatriz começa a tornar-se mais clara e menos consistente atingindo, assim, o seu aspecto definitivo. Qualquer avaliação do resultado definitivo da cirurgia do abdome deverá ser feita após este período.
OBS: Devido ao peso da pele da coxa, que fica causando tração sobre a cicatriz, pode haver algum grau de alargamento desta no decorrer da cicatrização.